O papel do Fisioterapeuta na prevenção de quedas em idosos

As quedas podem ser causadas por inúmeros fatores intrínsecos (do indivíduo) e extrínsecos (do ambiente), os intrínsecos são idade avançada (80 anos ou mais) tontura, fraqueza muscular, dificuldade em deambulação (desordens na marcha e equilíbrio), problemas visuais e uso de sedativos drogas psicoativas principalmente em idosos com patologias neurodegenerativas e os fatores ambientas incluem, pisos com superfícies lisas, tapetes soltos, iluminação deficitária, e obstáculos (degraus, buracos) a associação de dois ou mais fatores aumentam a chance de quedas.

Resultado de imagem para fisioterapeuta e idoso

A fisioterapia tem um papel importante na reabilitação do idoso atuando desde a prevenção e promoção da saúde até a fisioterapia corretiva com a finalidade de manter a funcionalidade e a integridade social da pessoa idosa, adiar a instalação de incapacidades funcionais e motoras decorrentes da senescência e senilidade, e problemas associados além de melhorar a qualidade vida e reabilitar o idoso de acordo com seu potencial e singularidade.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, entre 1979 e 1995, 54.730 pessoas morreram por causa de quedas, sendo 52% pessoas idosas, com 39,8% com idade entre 80 a 89 anos.

No estado de São Paulo, nesse mesmo período foram descritos a prevalência de quedas de 30% e de quedas recorrentes em 11%.

A lesão acidental é a sexta causa de mortalidade em pessoas de 75 anos ou mais, sendo as quedas responsáveis por 70% dessa mortalidade.

Aproximadamente 40% das quedas em mulheres com mais de 75 anos resultam em fraturas, comparados com 27% em homens.

Intervenções mais eficazes baseiam-se em identificar precocemente nos idosos o mais risco nas quedas, adequação do espaço físico e ainda a prática regular de atividades físicas, que segundo Cornillon et al (2002), 10 sessões de qualquer atividade permite melhorar o desempenho dos idosos em vários testes, pois quanto mais ativa é uma pessoa, menos limitações ela tem, devido ao fato de que o exercício aumenta a força muscular, a flexibilidade e o controle motor.

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora